#11 Porque é que apaguei o facebook do meu telemóvel?

11
Tempo de leitura:2 minutos

Ultimamente, tenho-me apercebido que passo imenso tempo no telemóvel a fazer nada. Percebi também que embora existam aplicações bastante boas que me permitem ler, ver o tempo, meditar, enviar emails.  Outras só servem para perder tempo. Tempo passado a fazer não se sabe bem o que, daquele tempo não sai propriamente nenhum fruto, é só tempo que passa. Por isso, resolvi ir identificando quais são essas aplicações que me fazem perder tempo, mas que não me trazem nenhum ganho. Pior que me fazem perder tempo, em momentos que devia estar a fazer outras coisas.

A verdade, é que ganhei o péssimo hábito de quando acordo pegar imediatamente no telemóvel antes de me levantar, o que, por vezes, significa que se passa bastante tempo de nada fazer até que me levante. E não se trata de um dolce fare niente, mas de um começar a queimar a retina logo de manhã (e o cérebro). Já tentei não pegar logo no telemóvel, mas com namorado isso é difícil.

Por isso, resolvi adoptar outra estratégia, apagar as aplicações que me fazem perder tempo (e que posso na mesma usar no pc ou no tablet, mas que já não estão ali sempre disponíveis a qualquer segundo). Mesmo no comboio, onde costumava ler, agora encontro-me muitas vezes com o livro na mala, a percorrer a timeline do facebook e do instagram, depois as instastories, depois o mail e depois recomeça. Também é verdade que leio bastantes notícias através do facebook (porque sigo os jornais todos), mas também reconheço que isto é mais uma desculpa do que uma necessidade.

Bem, depois de ter percebido isto tudo, resolvi apagar a aplicação do facebook no meu telemóvel. Não quero apagar o meu facebook, porque honestamente gosto de ter facebook, gosto de lá ir, gosto de partilhar a minha vida e gosto de cuscar a vida dos outros (shame on me), mas como estou farta de passar lá demasiado tempo resolvi apagá-la do telemóvel. Ainda assim, “se for preciso” posso sempre aceder ao site do facebook a partir do telemóvel (dá trabalho suficiente para ser dissuasor e é fácil o suficiente para poder ir lá sempre que precisar). E continua a conseguir aceder às mensagens através do messenger.

Até agora o resultado é positivo e acho que não vou reinstalar o facebook no telemóvel tão depressa. É possível também que venha a desinstalar outras aplicações. O instagram é outro lugar onde passo mais tempo do que devia, mas como o site não tem todas as funcionalidades e há dias em que adoro fazer stories, acho que para já vou mantê-lo no telemóvel. Para já só desinstalei uma app, mas sinceramente tem feito muita diferença. Já pensaram em fazer o mesmo?

2 Replies to “#11 Porque é que apaguei o facebook do meu telemóvel?”

  1. Fiz a mesma coisa com o Snapchat, ha um ano atras. Passava a hora de almoço e os tempos livres a tentar “estar atualizada” com os snaps dos outros até que percebi que o meu tempo é bem útil do que isso! Ao longo do tempo, vou tirando cada vez mais coisas que me fazem perder tempo para investir noutras – e tem dado muito bom resultado 😀

  2. Apaguei o FB há 4 anos. Mas viciei no instagram… Enfim! Devo sofrer de FOMO. Ou então gosto demasiado de fotografia.

    Beijinhos

Deixe uma resposta