#12 Um dia intenso de aprendizagem

#12

Escrevo este post, na viagem de regresso de um workshop de código. Das 10h às 18h, aprendemos sobre desenvolvimento de produtos, criámos uma landing page, aprendemos sobre git e brincámos um pouco com ruby. Estou de rastos, imagino que seja este sentimento multiplicado por nove semanas, aquele que atinge os participantes dos bootcamps de código. Mas o sentimento de “consegui” ultrapassa o primeiro e é este que me permite estar para aqui a escrever.

Como já escrevi noutro post, acho que o código é uma linguagem do futuro e acho que, num futuro breve, todos vão ter que compreender pelo menos os básicos da programação. Por isso este tipo de iniciativas, ainda por cima gratuitas, valem muito a pena.

Aquilo que gostei mais, até por causa do blog, foi da parte em que criámos uma landing page. Já tinha alguns conhecimentos de html e css, mas ajudou-me a consolidar e integrar os conhecimentos que já tinha e perceber como é que passamos de uma série de frases, para uma página que funciona. Para além disso, deram-nos uma série de recursos para podermos continuar a “aprender a pescar”, sites com bibliotecas de código, sítios onde encontrar imagens, icons, fontes, entre tantas outras coisas.

O Le Wagon é um bootcamp de full-stack development (programação da pesada, para pessoas que não percebem nada disto, como eu). E estava um bocado à espera que eles nos fossem passar o dia a tentar vender o bootcamp (que custa quase 6000 euros). No máximo, devem ter referido o bootcamp umas duas vezes e sempre no sentido que poderiam tirar-nos dúvidas se estivéssemos a pensar participar. Em vez disso, passaram o dia a falar-nos de formas de desenvolver as nossas competências sem gastar um tostão em casa. Sites para podermos praticar e aprender, ferramentas que podemos usar e ainda se ofereceram para nos passar materiais extra. De facto, adorei.

De manhã também aprendemos sobre desenvolvimento de produtos e (numa fase mais folgada), acho que vou tentar aplicá-lo para desenvolver um novo tema para o blog (mas é só uma ideia). Até lá, talvez consiga alterar algumas coisas que não gosto muito (já tentei uma vez e correu bastante mal, por isso vamos ver o que acontece).

Entretanto também já estou a fazer um curso de introdução à programação em python e cuja lógica é  bastante semelhante ao ruby, como tal no workshop da tarde senti-me bastante à vontade e acabei por conseguir perceber algumas das coisas mais avançadas de que eles falaram (não todas, mas pronto, deu para me sentir minimamente inteligente).

Eles explicaram que vão ter mais workshops gratuitos. Se estiverem interessados podem seguir o Le Wagon no meetup e ficar a par de novos workshops (gratuitos) que aconteçam em Lisboa.

também podes gostar de

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *