O importante é começar

vlogmas #1 No Parents at Home
Tempo de leitura:3 minutos

O importante é começar! Se têm algum projecto na gaveta, lembro-vos que ainda têm 3 semanas para o realizar em 2017, para quê esperar por 2018?

É verdade, tenho andado ausente por aqui. Apesar de ter planeado conteúdo para bastante tempo, acabei por ser apanhada por uma avalanche de exames e trabalhos da faculdade enquanto recuperava da minha operação ao nariz (que apesar de ter sido bastante simples, me deixou incrivelmente cansada) e acabei por me desleixar no blog. Não gosto de escrever quando não me sinto inspirada e acho que não vou adicionar nada de novo ao mundo. E acabei por preferir não o fazer.
Agora já a chegar ao Natal e ao fim do ano, começam os planos para 2018. Começar a pensar onde quero levar o blog e a minha vida no próximo ano. Este foi um ano com muitas mudanças, marcado pelas dúvidas e pelas coisas inesperadas, mas ainda é muito cedo para começar aqui a fazer grandes balanços. A verdade é que esta altura do ano, traz-me sempre alguma energia, suponho que é o potencial de um ano que chega novinho em folha, pronto a estrear, que proporciona um novo recomeço e que nos permite deixar o ano que ficou para trás.

O importante é começar, mesmo no fim do ano

E foi assim que decidi fazer um vlogmas. Era algo que já estava a pensar fazer desde Setembro/Outubro e até já tinha pensado nos conteúdos. Quando chegou a altura de começar a trabalhar nele (Novembro), foi precisamente a altura em que estava no topo do meu cansaço, a dormir mal há várias semanas e por isso, como devem calcular, não tinha qualquer energia para o fazer. Mas quando chegou o dia 1 de Dezembro e comecei a ver os vídeos todos a saírem e o Natal a chegar cá a casa, acabei por achar que fazer o vlogmas não era só algo que eu queria fazer, mas era algo que eu precisava. Achei que nunca na vida ia ser capaz de postar vídeos todos os dias durante 25 dias, mas depois comecei a ver algumas youtubers que faziam vlogmas, mas não todos os dias, sem stresses e pensei mais vale fazer alguns dias que nenhum e com a qualidade que conseguir. No primeiro dia, filmei o vídeo na webcam, sabia que até ligar a câmara era demasiado para mim por isso filmei um vídeo na webcam com a árvore de natal por trás e criei o meu primeiro vídeo que acabei por publicar, depois de muitas hesitações lá acabei por publicar o primeiro vídeo. Com má qualidade, mal editado e com um símbolo gigante do editor mesmo no meio da minha cara (porque não estava a usar a versão paga e não percebi que o símbolo ia ficar assim tão grande).

Tenho plena consciência da falta de qualidade deste vídeo. Mas também tenho plena consciência de que, como em quase tudo na vida, o importante era começar. E que se não começasse com baixa qualidade não começava, por que parecia demasiado difícil. Entretanto, já saíram  mais 3 vídeos e estão outros tantos a caminho. Todos os dias vou tentando fazer um bocadinho melhor que no anterior e embora não possa dizer que os vídeos estejam a ser um sucesso, posso dizer que me tenho divertido imenso a fazê-los.

O importante é começar depois vai-se melhorando

Claro que quero que vejam os meus vídeos (e já agora que subscrevam o canal), mas sobretudo queria dizer-vos de como é importante começar e como apesar de já estarmos no dia 9 e só ter 4 vídeos, 4 é melhor que 0. Que conforme vamos fazendo, vamos aprendendo a fazer melhor e que só quem não faz é que não aprende a fazer. Qual é o projecto que têm na gaveta que ainda não começaram porque têm medo que dê errado? Que não tenha views suficientes? Que não fique com boa qualidade? Que não seja aceite pelos outros? Que vocês próprios não gostem dos resultados?
Então arregacem as mangas e comecem! (observem o ponto de exclamação!) É possível que a primeira tentativa parece uma bela porcaria (para não dizer uma asneira). Faz parte, ninguém nasce ensinado e muito pouca gente (provavelmente ninguém) faz alguma coisa de jeito à primeira. O truque é continuar a tentar e ir aprendendo com os erros (por exemplo, não voltar a usar a versão grátis de um editor de vídeo pago ou gravar com a webcam). Por isso, agora que estamos no fim do ano, desafio-vos a tirarem um projecto que têm na gaveta e a tentarem realizá-lo como poderem, sem medo de errar. Não esperem pelo novo ano, quando ainda têm 3 semanas para acrescentar algo ao vosso 2017. Se o fizerem, contem como foi nos comentários deste post.
Entretanto deixo-vos abaixo os meus outros vídeos, melhores, mas ainda com tanto espaço para melhorias.

 VLOGMAS #2

VLOGMAS #3

VLOGMAS #4

Sharing is caring!

Deixe uma resposta