Primeiros 10 dias dos 21 dias a escever

21 dias a escrever
Tempo de leitura:2 minutos
Hoje venho fazer um update do desafio escrever 1 hora todos os dias, durante 21 dias. Os primeiros 10 dias não foram fáceis e são a prova que mudar um hábito não é tudo ou nada, mas é um processo.
Então no primeiro dia consegui escrever a tal hora, o segundo dia foi complicado, foi o primeiro dia de aulas a sério. Estive o dia todo em Lisboa, foi um dia passado a correr e quando cheguei a casa não tinha energia para nada. No terceiro dia voltei a escrever, mas à frente da televisão e foi muito menos produtivo. Compreendi que para escrever não era só preciso decidir que ia escrever uma hora por dia, sentar-me e começar mas que era importante criar uma espécie de ritual. Portanto, o meu objectivo para o quarto dia foi criar um ritual que facilitasse esta entada no mundo da escrita.
No quarto dia e já percebi que nos dias de faculdade isto é muito difícil, fica a dica para pensar no agendamento de posts e da escrita durante o ano letivo :P. Tenho tentado escrever sempre um pouco, mesmo que não escreva uma hora e os resultados têm sido bastante positivos. Nos primeiros quatro dias escrevi cerca de 5 posts (alguns estão um pouco extensos e podem vir a ser mais do que um post, outros ainda não estão terminados). Durante o dia vou-me lembrando de coisas para escrever e até para filmar (é engraçado que uma coisa que nada tem a ver vai-me dando ideias para outra).
No fim da primeira semana sentia que as coisas estavam a correr muito mal. Do dia 5 ao 8 não escrevi absolutamente nada, nem um bocadinho. Achei que o pior iam ser os dias em que tinha aulas e a verdade é que acabam por ser os dias em que não tenho compromissos, aqueles em que me é mais fácil escrever. Nestes dias em que “não tenho nada para fazer” e ao mesmo tempo “tenho tudo por fazer” acabo por ir deixando andar e nem meia hora, nem uma hora, não escrevo é nada.
Ao nono dia do desafio finalmente voltei à escrita. Pensei em desistir disto porque já falhei em tantos dias, mas acabei por decidir tentar aprender com o correu menos bem até agora e melhorar nos próximos dias (com a certeza que para a semana, pelo menos no dia em que vou ser operada, não vou conseguir escrever).
Por esta altura, comecei a fechar na agenda uma hora por dia que é a hora de escrever. E espero que agora comece a correr melhor. Está a custar-me voltar à escrita porque já não tenho o entusiasmo do 1º dia, nem o balanço dos restantes. Mas pouco e pouco as palavras voltam aos meus dedos e lá consigo escrever qualquer coisa.
Uma última reflexão, queria vos contar que estou também a começar um projecto em inglês e noto que para mim é muito mais difícil agarrar a escrita em inglês. Estava a pensar relançar o blog e este novo projecto ao mesmo tempo, mas acho que é melhor lançar um de cada vez e para já focar-me na escrita no meu querido português.
Se gostaste deste post, deixa os teus contactos e vou-te avisar sempre que sair um novo post 😉
 

NOTA- o desafio aconteceu de 18 de setembro a 9 de Outubro. Daí a referência ao início das aulas e à minha operação, mas fui escrevendo estas notas ao longo .

Deixe uma resposta