As duas melhores aplicações para me manter organizada

Olá, Olá! Hoje vou falar sobre aplicações que utilizo para organizar o dia-a-dia.

Quinta-feira é dia de mais um post! Já percebi que já tenho alguns leitores regulares, o que me deixa muito feliz. Se acompanhas regularmente o meu blog, deixa um comentário abaixo, please! Isto é muito importante sobretudo nos dias como hoje, em que estou exausta e não não me apetece nada começar a escrever. Depois de uns quantos dias a dormir muito pouco, estou oficialmente exausta e pronta para o fim de semana. Infelizmente, não vai chegar tão depressa. Quando começo a escrever pesa o compromisso que tenho quando as pessoas que me acompanham. Mas mal começo a escrever sinto-me com mais energia, por isso espero que o resultado seja bom.

Como sabem meto-me num número enorme de actividades e torna-se difícil, muitas vezes coordená-las a todas. Em teoria, correria tudo bem. Na prática não podemos não descansar durante 12 ou mais horas seguidas, as pessoas marcam e desmarcam as reuniões mil vezes, os professores mudam aulas, etc, etc

Com tanta coisa, é difícil manter tudo organizado e não me esquecer de nada nem de ninguém. Por isso, preciso de algumas ferramentas que me ajudem a gerir o dia-a-dia. Embora já tenha experimentado uma panóplia de aplicações e sites que existem no mercado, do trello ao todoist, passando pelo wunderlist, o sunshine e mais recentemente o ike. No final a forma mais fácil como consigo organizar é com o mínimo de aplicações possíveis. Por isso, em vez de vos falar de 500 aplicações, vou falar-vos das minhas duas preferidas.

img_4740

Para mim as aplicações que utilizo para me organizar têm que ser simples, têm que ter uma versão web e uma versão em aplicação (que dê para tablet e telemóvel) e como estou sempre a limpar as aplicações que tenho no telemóvel, têm que ter mais do que uma função, a fim de não serem apagadas.

Assim, a minha primeira escolha é o google calendar (e respectiva aplicação que sofreu francas melhorias no ano passado). É talvez uma das mais simples de todas. Toda a gente que tenha conta no gmail, tem automaticamente conta no google calendar. Aliás, se receberem os bilhetes de comboio ou de avião no gmail, as viagens são automaticamente adicionadas no google calendar. Para além disso, permite agendar eventos com outras pessoas, isto é óptimo para marcar reuniões e garantir que as pessoas também ficam com a reunião marcada na agenda – acabo por não utilizar isto muitas vezes porque, infelizmente, não há assim tantos utilizadores activos do calendar.

img_4737

Outra coisa que adoro no google calendar é a possibilidade de utilizar os lembretes. Utilizo os lembretes para marcar contas para pagar ou outras tarefas que tenho para fazer até uma data específica e que não me posso esquecer. Se não os marcarmos como feitos eles passam continuamente para o dia seguinte, não nos deixando esquecer de uma coisa que ficou para trás. Por exemplo, eu tenho um lembrete para pagar a faculdade no dia 7 de cada mês, se não marcar como feito até lá, ele passa para o dia 8, depois para o 9 e assim sucessivamente até marcarmos como feita – normalmente marco o lembrete para um ou dois dias antes, para evitar as multas.

No meu google calendar, tenho imensos calendários diferentes: pessoal, nós (coisas que faço com o meu namorado), faculdade, estágio, POWER, etc – cada um deles tem uma cor diferente e isso também me ajuda a visualizar melhor a semana. Também, tento marcar o estudo no calendário, mas normalmente não resulta.

É óptimo porque posso alterar no PC ou no telemóvel. Se estiver a trabalhar e a programar a semana, dá-me jeito o ecrã grande e posso nem ter o telemóvel comigo. Se houver alterações “on the move”, também consigo facilmente fazer alterações no telemóvel e ver se consigo ajustar as coisas. Tem a vista por semana, por mês, por dia e em lista. Costumo usar a vista por semana para ter uma noção da “mancha” semanal e do tempo que ainda tenho livre e a vista em lista no dia-a-dia para saber o que tenho que fazer a seguir.

Agora existe uma nova possibilidade que ajuda a criar novos hábitos, podem por, por exemplo, fazer yoga três vezes por semana no próximo mês e o google encontra 3 momentos livres da vossa semana no próximo mês e cria o evento “yoga” nessa hora. Comigo não resultou muito bem, porque gosto de ser eu a agendar as minhas coisas, mas pode ser útil para algumas pessoas e por isso deixo a referência.

Outra aplicação que adoro e que me ajuda a manter-me organizada é o evernote. Esta aplicação diferente, é uma aplicação que permite tirar notas em qualquer lado.

Utilizo esta aplicação para ter as minhas notas todas organizadas num sítio e nunca perder nada. Ponho aqui tudo o que sejam notas de reuniões importantes, notas das aulas (embora ainda tire muitas vezes em papel), etc. É possível criar blocos de notas para organizar tudo: eu tenho blocos para o estágio, para as coisas da casa, para a POWER, para a aulas (do ano passado).

Existem também vários tipos de notas que é possível tirar (na realidade é possível ter vários tipos de notas numa só):

  • só texto – útil para tirar notas, para começar a escrever um post quando tenho uma ideia do nada, é também onde costumo escrever o diário de bordo do estágio.
  • Listas – permite fazer listas que têm uns quadradinhos que podemos checar – utilizo para fazer listas das compras, listas de posts que quero publicar, listas de coisas que tenho para fazer, etc
  • Imagens – útil para guardar imagens de cartões de visita, ou quando escrevemos coisas no quadro e queremos ficar com o registo.
  • Lembretes – permite criar lembretes – confesso que este não uso muito, porque normalmente ponho os lembretes no calendar
  • Manuscrito (permite desenhar), anexos (permite criar uma nota com ficheiros anexados) e áudio – nunca usei estes, mas fica a referência

Para além destas aplicações, utilizo também uma agenda da Mr. Wonderful e um calendário feito no windows que coloco na parede (normalmente tento por um semestre inteiro numa folha A4 para me dar a big picture do que me espera), mas para 2017 já tenho um calendário a condizer com a minha agenda (obrigada Carolina).

O papel ajuda-me a visualizar as coisas a longo prazo, seja o semestre, o mês e a semana, a gestão diária prefiro fazer no digital porque está disponível em qualquer lado e não fica com mau aspecto nas semanas complicadas.

2016-10-27-11-36-37

 

15 Replies to “As duas melhores aplicações para me manter organizada”

  1. Hoje já aprendi algumas coisas contigo.

  2. Obrigado Mafalda

    1. Obrigada eu professora. É bom saber.
      Beijinhos, Mafalda

  3. Leitora regular aqui! 🙂 Força Mafalda!

    1. Muito obrigada Mariana 😉

  4. Também uso o evernote! Acho que para quem tem um blog é o melhor para ter no telemóvel, sobretudo pela facilidade para o armazenamento de conteúdo online! A pessoa facilmente guarda uma página online, faz uma lista, etc!
    Muito bom post!

    1. Obrigada! Em Portugal não conheço muita gente a usar o evernote, mas é uma ferramenta super simples e útil. Tenho usado muito mais desde que comecei o blog. Beijinhos, Mafalda

  5. Mafi, uso as mesmas que tu, são as melhores na minha opinião. Beijinhos, saudades!!! <3

    1. lol… são mesmo. Muitos beijinhos sofi

  6. Como é óbvio, leio sempre os teus posts 😀 Beijinhos da tua “coinquilina” 🙂

    1. Oh <3 obrigada BILOCALE!!!!! Beijinhos, Mafalda

  7. Gostei bastante do que escreveste 🙂
    Já experimentaste o google keep? Substitui o evernote e a meu ver é mais simples. Também faz listas, guarda imagem, etc. Também eu colava na parede o semestre inteiro 😉 boa sorte!

    1. Olá Margarida! Já tive o google keep durante algum tempo. Punha notas e listas das compras, para isso até acho que é melhor. Mas não dava muito jeito para escrever textos mais longos (apontamentos das aulas e/ou de reuniões). Para ter as coisas menos espalhadas acabei por passar a fazer listas e notas no evernote e lembretes no calendar. Mas é uma excelente aplicação. Obrigada e beijinhos, Mafalda

  8. Leitor regular deste lado! 🙂

    1. Muito feliz em saber 😉 e sei que também és uma senhora das aplicações!

Deixe uma resposta