Tudo o que queres saber sobre a chave móvel digital

Tempo de leitura:3 minutos

Já ouviste falar na chave móvel digital? Não sabes bem o que é? Odeias passar horas à espera nos serviços públicos? Então tens que ler este artigo.

A chave móvel digital é uma das mais recentes inovações associadas ao cartão do cidadão. Não sei se têm acompanhado mas o cartão do cidadão sofreu algumas alterações que vieram simplificar as nossas burocráticas vidas. A primeira de todas é o aumento da validade passou de 5 para 10 anos, o que se traduz em menos umas quantas visitas no nosso tempo de vida (esta alteração foi alguns meses depois de ter renovado o meu, por isso, para já não poupo nada).

A outra alteração que acho que pode vir a tornar-se bastante relevante é a nova forma de autenticação que está disponível. Desde que os cartões existem que a ideia era podermos aceder aos serviço todos com o cartão do cidadão. Problema: era necessário um leitor de cartões que quase ninguém tinha (até hoje ainda não conheci ninguém que tivesse uTudo o que queres saber sobre a chave móvel digitalm em casa). Agora, há uma nova opção disponível: a chave móvel digital.

Para que serve a chave móvel digital?

A chave móvel digital serve para aceder a quase todos os serviços do estado incluindo as finanças, a segurança social, o serviço nacional de saúde e tantas outras coisas. Ficariam surpreendido com a enorme quantidade de coisas que podem resolver online. Acabou-se o drama de não ter o leitor de cartões ou de não ter as passwords de acesso, se activarem a chave móvel digital têm acesso automaticamente a todos eles (não é assustador e maravilhoso ao mesmo tempo?)

O que é a chave móvel digital?

A chave móvel digital é a nova forma de te autenticares nos portais do governo (e não só, das entidades públicas em geral) e vem juntar-se à autenticação com o leitor do cartão do cidadão. Tem 3 componentes: o teu número de telemóovel, um código pin e um código que te é enviado para o telemóvel sempre que entrares num dos sites. Basicamente consiste na associação do teu número de telemovel ao teu cartão do cidadão e na definição de um pin secreto. Quando estiver activa consegues entrar em vários serviços públicos através do telemóvel. Como? Digitas o teu número de telemóvel, o teu pin e é enviada uma mensagem com um código para o telemóvel. Depois, inseres esse código (que só é válido por 5 minutos) e tens acesso a montes de serviços online. A melhor parte, activá-la é super rápido, mas já vamos falar sobre isso-

É seguro?

Opah, espero que sim (risinho nervoso). Bem, no site eles dizem que sim. A autenticação tem 3 componentes. O teu número de telemóvel (que possivelmente muitas pessoas conhecem), um pin (que não deves dizer a ninguém) e um outro número que é enviado por mensagem para o telemóvel e que deixa de ser válido ao fim de 5 minutos. Claro que há riscos, mas normalmente eu só a favor do avanço tecnológico, especialmente no nosso Portugal burocrático. Obviamente, que este é um assunto que fica ao critério de cada um e não sou nenhum especialista em ciber-segurança, sou só uma pessoa que detesta perder tempo desnecessariamente.

Como faço para obter a minha chave móvel digital?

Mais boas notícias. É super simples. Podes ir a qualquer espaço do cidadão (existem mais de 400 no nosso país) e pedir para activar a chave móvel digital. Atenção, que se fores à loja do cidadão não precisas de tirar a senha do cartão do cidadão (que envolve longos minutos/horas de espera), deves mesmo dirigir-te ao espaço do cidadão. Também dá para activarem online se tiverem um leitor de cartões (mas neste caso não sei porque é que estão a ler isto porque já podem fazer tudo online).

Para activarem a chave móvel digital só precisam de levar o cartão do cidadão e o telemóvel que pretendem utilizar para se autenticarem (convem ser o vosso). Podia ser mais simples?

O meu testemunho

No meu caso, quando fui activar a chave móvel precisava de ir também à segurança social. Cheguei à loja do cidadão das laranjeiras perto das 9h (hora do caos) só tinha uma senha à minha frente e demorei menos de 10 minutos.  Ainda cheguei a tirar a senha da segurança social (porque ainda estava meia desconfiada que isto fosse assim tão simples) e quando acabei de activar a minha chave móvel digital tinha  ainda cerca de 120 pessoas à minha frente. Pronto, acho que isto ilustra o tempo que se poupa.

O que achas da chave móvel digital? Já activaste a tua? Tens mais alguma dúvida? (sou uma leiga, mas tentarei ajudar no que conseguir 😉 )

Sharing is caring!

Deixe uma resposta